Durante os dias 11 e 12 de abril, decorrerá o
Durante os dias 11 e 12 de abril, decorrerá o 1º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar que dará a conhecer receitas de ouriço nas mesas de oito restaurantes da Ericeira, onde aquele bivalve é o ingrediente principal. Este 1º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar abre dia 11 de Abril, na Ericeira, com um showcooking de um conjunto de chefes profissionais de cozinha que demonstrarão como criar um receituário delicioso com ouriço-do-mar.
Entre outros restaurantes, destacamos a Marisqueira Dom Carlos propõe os Ouriços na Brasa com Vinagrete de Citrinos; na Esplanada das Furnas haverá Ouriço ao natural, bem como no A Parreirinha que, além destes, também dará a provar Pataniscas de Ouriço. No Ti Matilde o prato eleito é a Açorda de Ouriço. “Borbulho do Mar” (entrada elaborada com navalheiras, ouriços e percebes) e, como sobremesa, um Leite Creme de Ouriço são as ofertas no Restaurante Sul. Devido ao número expectável de adesões à iniciativa, para conviver com os “Ouriços à Mesa”, recomenda-se que seja efetuada reserva.
Os chefes António Alexandre (Lisboa Marriott Hotel), Luís Miguel Rodrigues (Restaurante Bastardo, do Internacional Design Hotel), Alexis Gregório (Restaurantes Adega Machado e Café Luso, em Lisboa), Manuel Prats (Restaurante M29, do Hotel Miguel Angel, em Madrid), Luis Machado (ESTM-IPL) e o chefe Carlos Collado da Le Cordon Bleu (Madrid) vão mostrar ao vivo variações interpretativas do ouriço-do-mar, num evento a realizar no Hotel Vila Galé da Ericeira, a partir das 15h00 (entrada livre).
Mais informações nas Jornadas técnicas sobre o ouriço-do-mar no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, no centro da vila, dia 11 de abril às 11h.